quinta-feira, 5 de março de 2009

Amiga do Blog - Ano 01 , número 04

Editorial - MULHER

Tem dias que ser mulherzinha é um saco, não é? Então, mas eu não troco isso por nada deste mundo! Lembro do meu marido babando ao ver meu barrigão crescer (e como ele cresceu!), com a Bia lá dentro. E só eu podia fazer aquilo! Depois a amamentação e todo aquele "connectcut" (como diz meu marido). Isso sem falar na força que a gente tem (mulher é bicho incomodado por natureza). E falando sinceramente, o mundo não teria a menor graça sem a gente, na verdade eu acho que foi por este motivo mesmo que a gente foi inventada. Devia estar o maior "bored" lá no jardim do Éden, só o Adão e toda aquela natureza... E depois de fazer a gente, Deus viu que o que o quê Ele tinha feito era bom e pronto, foi descansar!
E vocês sabiam que também existe o dia internacional do homem? Pois é, só o Google mesmo para saber disso... acontece que eu nunca vi ninguém distribuindo bolas ou latinhas de cerveja por aí dia 15/07 dizendo: - Feliz dia Internacional do Homem... ao contrário dia 08/03...
Relaxem, eu não sou tão feminista assim, amo os homens como espécie, e especialmente o meu, parceiro para toda a vida, fantasticamente criado para combinar comigo. PORÉM, o fato é que mulher é um bichinho bacana e ponto final (complicado mas bacana!).
Então escolha sua flor predileta e sinta-se virtualmente presenteada pelo amiga do blog neste dia 8!
Sobre o nosso número 4 nele teremos nosso primeiro crop-on-blog, onde vamos aprender a fazer um calendário muito fofo (com boas técnicas de pintura) , continuaremos nossa série sobre álbuns 10x15 cm , Teremos o Lift de um LO da Delaina Burns... ou seja, é coisa que não acaba mais... então enjoy!
Bju
Aline

Sumário

Esta edição do amiga do Blog tem:

  • Crop-on-blog: Calendário Permanente
  • Debate: vale à pena ter uma máquina de corte?
  • Você pediu: Dicas sobre scrap Digital
  • Série: Álbuns Rápidos e Fáceis, episódio 2 - Mamãe e eu
  • Lift da Semana: Delaina Burns
  • Dicas: Usando o word para fazer títulos em retalhos de papel de scrapbook
  • Notícias: Novidades do CHA Winter - Basic Grey - Wisteria
  • Emails
  • Semana que vem...

Crop-on-blog
Calendário Permanente

Esta seção é sem duvida a mais pedida das nossas leitoras: Passo-a-passo, afinal de contas a gente sempre gosta de aprender a fazer coisas novas, nao é? E neste primeiro crop-on-blog vamos aprender a fazer um lindo calendário permanente:

Veja o que vai precisar:
  • Um papelão (fino) com 29x32cm
  • um outro pedaço (retalho) pequeno do mesmo papelão (para fazer o molde das flores)
  • Uma capa plástica de encadernação (de xerox)
  • Espiral plástica de encadernação
  • 3 tons combinados de tinta PVA ( eu usei rosa, roxo e lilás)
  • 1 pincel e 1 broxinha
  • crop-a-dile
  • 6 folhas de papel A4 (branco ou bege) com uma gramatura um pouco maior (pode ser vergê, couche, ou à sua escolha)
  • 2 folhas 30,5x30,5 de cardstock liso (eu usei um rosa)
  • 2 folhas 30,5 x 30,5 de papel de scrap estampado (coordenado com seu cardstock)
  • 1 folha 30,5x30,5 de papel de scrap com outra estampa (coordenado com o cardstock e o outro estampado)
  • 1 folha 30,5x30,5 de cardstock preto (quem não tiver pode usar color plus preto)
Enfeites (daí fica à gosto, mas vou listar aqui o que eu usei pra servir de base)
  • Gliter Roxo e branco
  • 6 lantejolas gigantes prata
  • 6 lantejoulas gigantes rosa
  • 6 strass rosa
  • 6 strass branco
  • 7 borboletas de strass
  • bolinhas coloridas (usadas em bijouterias)
  • Caneta preta (tipo stabillo)
  • 24 bailarinas - 4 de cada cor ( telha, rosa claro,rosa bebê, verde pistache, amarelo e marrom)
  • 3 prima flowers
  • 2 bailarinas de flor

Passo 1: Para começar marque em seu papelão de 29x32 cm (do lado do 32) as seguintes medidas: 11 cm/ 4,5 cm/ 4,5 cm/ 11 cm. vinque e dobre na marca do meio para um lado (com a ajuda de uma dobradeira ou régua) e as outras duas marcações para o outro lado. Fica assim como na foto.

Passo 2: Pinte seu papelão dos 2 lados com duas demãos da tinta rosa (espere secar)

Passo 3: Com a brochinha proxima ao papel (quem não tiver pode usar uma escova de dentes velha) salpique a tinta roxa esfregando o dedo sobre o pincel. O resultado fica assim:

Passo 4: Faça a mesma coisa do passo anterior, agora com a tinta lilás. Deixe secar.

Passo 5: Com a ajuda da capa plástica de encadernação risque as duas pontas do papelão e fure com a crop-a-dile (Risque um lado por fora e o outro por dentro, sem virar a capa plástica de encadernação). Fica assim:

Passo 6:
Com os papéis A4 e a folha de scrap decorada corte 12 folhas 29x10,5 cm (no papel branco) e 1 folha 29x10,5 no decorado como mostra a foto

Passo 7: Junte com um pregador a folha decorada na frente e as brancas atrás. Com a ajuda da capa plástica de encadernação risque e com a crop-a dile fure (observação importante: a capa deve ser posicionada no mesmo sentido no primeiro papelão e nas folhas)

Passo 8: Coloque vários pregadores e corte o bloco de papel (29x11 cm) na parte do 29 cm da seguinte maneira: 1 bloco de 8 cm e 3 de 7 cm. Como monstra na foto.

Passo 9: Agora coloque o espiral de encadernação da seguinte maneira: primeiro o papel decorado, depois o bloco depois os dois papelões (obs. importante: O primeiro bloco a ser colocado é o de 8 cm). Depois de tudo encadernado destaque, se necessário os papéis para ficar da seguinte maneira: Primeira fileira 12 folhas, segunda fileira 4 folhas, terceira fileira 10 folhas, quarta fileira 7 folhas.

Passo 10: Estrutura pronta vamos decorar. Usando a dica desta semana imprima numa folha de papel os seguinte ítens: a palavra calendário, os meses (sigla), números de 0 a 3 , números de 0 a 9, e os dias da semana (sigla). Pegue da internet a figura de uma flor (a minha eu peguei deste site) e no word (aumentando e diminuindo a seleção) faça a mesma flor de 3 tamanhos (pequeno, médio e grande). Reserve as letras e vamos trabalhar com as flores. Cole as 3 flores no retalho de papelão e recorte.

Passo 11: Coloque cada uma das 3 flores já coladas e recortadas encima do papelão novamente e faça um molde um pouquinho maior que cada tamanho de flor para o tapete. Recorte.

Passo 12: usando seus moldes recorte as flores da seguinte maneira: PEQUENA (4 tapetes de cardstock, 3 tapetes de papel decorado, 4 flores de papel decorado, 3 flores de cardstock), MÉDIA ( 5 tapetes de cardstock, 5 tapetes de papel decorado, 5 flores de cardstock e 5 flores de papel decorado), GRANDE ( 6 tapetes de cardstock, 6 tapetes de papel decorado, 6 flores de cardstock, 6 flores de papel decorado). Depois de riscadas e cortadas todas as flores, faça um efeito nos tapetes e flores de papel decorado usando um pincel e a tinta roxa. Deixe secar e cole tapetes e flores como mostra na foto (lembrando que é tapete pequeno com flor pequena, tapete médio com flor média e tapete grande com flor grande).


Passo 13: Pegue as flores grandes e faça o miolo com glitter (para a flor de papel decorado use glitter roxo, para flor de cardstock use glitter branco). Deixe secar e com o auxílio do estilete corte as flores ao meio, como mostra a foto.

Passo 14: Decorando a parte 1 do bloco. Pegue os meses que você imprimiu e cole no cardstock preto e recorte. Cole de forma alternada as metades das flores grandes (lembre-se de usar sempre as metades da esquerda) e cole os meses como mostra a foto.

Passo 15: Decorando a parte 2 do bloco. Comece colando a metade da mesma flor que você usou na folha Janeiro e vá colando de forma alternada as outras flores (lembre-se vai sobrar flores pois serão usadas apenas 4). Pegue os números de 0 a 3 que você imprimiu e cole no cardstock preto, recorte e cole os números. Enfeite com as bailarinas, como na foto.

Passo 16: Decorando a parte 3 do bloco. Pegue as flores médias e cole (lembrando que a primeira é a flor contrária da usada na folha do mês de Janeiro). Pegue os números de 0 a 9 que você imprimiu e cole no cardstock preto, recorte e cole os números. Enfeite os miolos das flores com as lantejoulas gigantes e os strass. Veja como fica na foto:

Passo 17: Decorando a parte 4 do bloco. Pegue as flores pequenas e cole (lembrando que a primeira é a mesma flor usada na folha do mês de Janeiro). Pegue os dias da semana que você imprimiu e cole no cardstock preto, recorte e cole. Cole as borboletas de strass e faça a decoração com a caneta preta (veja na foto). Pegue as bolinhas coloridas usadas em bijouteria e cole nos miolos.


Passo 18: Decorando a capa: Pegue a palavra calendário que você imprimiu e cole no cardstock preto, recorte e cole no papel decorado. Fixe as prima flowers com as bailarinas (como mostra a foto)

Pronto! Aqui está seu calendário permanente!

Debate
Vale a pena ter uma máquina de corte?

Este conteúdo é exclusivo para as leitoras cadastradas da revista amigas do blog e foi enviado por email. Se você quiser se cadastrar veja na edição número 01 como fazer isto.


Você pediu
Dicas sobre scrap Digital


Acho que o tema campeão de sugestões entre as leitoras da nossa revista, é o scrapbooking digital. É um tema pouco falado ainda no Brasil, mas que tem muitas adeptas, seja pela praticidade, seja pelo preço (muito mais em conta do que o scrap convencional). Pra começar a falar de digital aqui na nossa revista, escolhi uma coisa que eu amo muito: Freebies!
Os Freebies (pra quem não conhece) são elementos digitais (sejam templates, páginas, alfabetos, embellishments) que estão disponíveis gratuitamente na web para download. Cada um tem seu critério de utilização (geralmente especificado em arquivo anexo ao download) que é bom ser respeitado (o que mais se restringe é o uso para fins comerciais).
Um site fantástico que tem alguns kits de freebies ( é, você não leu errado são kits! oba!) é o Shabby Princes, que é uma empresa de design digital que vende elementos para scrap digital, e que, de tempos em tempos disponibiliza novos kits para download gratuito! Vale a pena baixar todos os disponíveis (eu já fiz isso e amei!) e ficar sempre de olho no site para acompanhar novos lançamentos... Pra quem ficou com coceirinha na mão pra começar a baixar, lá vai o site: www.shabbyprincess.com . Ao abrir o site clique na opção downloads e divirta-se


Série
Álbuns rápidos e fáceis
Episódio 2 : Mamãe e Eu


Neste nosso segundo episódio da série sobre álbuns rápidos e fáceis temos uma proposta muito gostosa de se fazer: Mamãe e eu. Este álbum se propõe a ser um registro sobre semelhanças e diferenças entre mãe e filho(a). Uma excelente forma de se preservar peculiaridades da história da gente quem nem sempre são lembradas, e de responder ao eterno dilema: No que eu me pareço com minha mãe.
Se o filho já é maiorzinho e escreve a festa é maior ainda, pois poderá ser sim, um documento à 4 mãos e um elo entre mãe e filho(a) ali, registrado pra sempre.
Como o tamanho é bem reduzido em comparação aos 30,5x30,5 cm dos álbuns tradicionais de scrap, utiliza bem menos material, e pode ser feito (se desejar) basicamente de retalhos de papel. Eu particularmente prefiro os textos escritos à mão, o que torna o álbum bem pessoal ( o que é bem a proposta dele).
Mude a decoração sempre que for mudar o tema. Isso ajuda a delimitar os assuntos. E aquela tirinha que tradicionalmente serve pra escrever algum comentário nesses álbuns, funciona como um excelente local para os títulos.
Se seu(sua) filho(a) ainda não escreve, e você quer que ele mesmo faça a parte escrita de um determinado trecho (ou até do álbum todo) deixe a parte dele (a) já enfeitada, esperando a escrita (lembrando de fazer uns papéis enfeitados de reserva, pro caso dele(a) errar na hora de escrever).
Lembrando que não precisa ser necessariamente sobre mamãe e eu. Pode ser o álbum Papai e eu, Vovó e eu, Titia e eu, Dinda e eu... e por aí vai (dá até pra fazer a série com a família toda!).


Lift da Semana
Delaina Burns


Nada melhor que o ninho da gente, não é? Escolhi esta página entitulada: "vocês 2 são o coração batendo em nossa casa" para nos inspirar a fazer páginas sobre isto. Com papéis de estampas simples e cardstocks lisos, Delaina faz um delicado LO. As casinhas de Chipboard são da Scenic Route e foram enfeitadas com papel decorado e canetinha (quem não tiver o chipboard pode fazer seu próprio modelo de casinha à mão). A costura dá um charme especial ao projeto com este ponto caseado. O escalopped foi feito sobrepondo vários circulos cortados com vazador. O coração de metal finaliza bem este projeto simples, clean e bonito de se ver.

Lift da Semana - By Delaina Burns







Nosso lift da semana é de Delaina Burns, uma scrapper do estado do Alabama, nos EUA. Ela faz parte do Design Team do site: www.myscrapbooknook.com e também poderá ser apreciada em seu blog: http://delainas.blogspot.com .





Dicas: Usando o Word para fazer títulos em retalhos de papel de scrapbook

Esta dica é um conteúdo exclusivo, enviado por email para as leitoras cadastradas. Saiba como se cadastrar na nossa edição número 01 do amiga do blog!


Notícias
Lançamentos CHA - Winter
Basic Grey - Wisteria


Sei que já estamos há três semanas falando da mesma marca, mas é que eu não poderia deixar de falar desta coleção maravilhosa da Basic Grey que é a Wisteria. Com tons de beringela, azul claro e bege, ela ainda traz as vedetes da estação (as borboletas), além é claro de muitas flores. Enjoy...

Papéis
Kits
Brads (Bailarinas)

Adesivos
Botões

Clear Stamps


Rub-ons



E-mails

Tivemos um problema com nosso e-mail esta semana e ficamos meio incomunicáveis, portanto recebemos poucos e-mails. Porém temos alguns aqui para mostrar:

"Amamos a reportagem do Viver de Scrap da edição passada, e o carinho com que trataram nossa loja! Nós da Oficina do Scrapbooking estamos agradecidos! " (Jéssica Guedes- Valinhos -SP)

Se você quiser participar da nossa revista mande um email para amigasdoblog@yahoo.com.br lembrando que todas as participações dos meses de Fevereiro e Março (desde que por leitoras cadastradas estão concorrendo a um lindo kit de scrap que vai chegar aí no conforto do seu lar)
Não perca tempo, participe!


Semana que vem...
Você vai encontrar no nosso número 5 dia 13/03/09
Entrevista: Ju Mansour
Deus abençoe quem inventou: Caneta de cola
Resultado do desafio: Monocromático
e mais: Novidades, você no Blog, Lift da Semana, dicas, notícias...

Espero você na semana que vem...

Um comentário:

Lilla disse...

Ai... tudo de tudo mais essa edição!!! Estou adorando MESMO!!!! Dessa vez, já estou correndo pra comprar o material pro calendário... tb dei a dica pra q fosse falado sobre o digiscrap e amei ver sobre o assunto aki e tô engolindo tuuudo o q recebo sobre os títulos com word. Sempre tive a maior trabalheira, mas tô conseguindo me virar!!! Parabéns de novo e de novo e de novo... ;)