domingo, 22 de março de 2009

Amiga do Blog, Ano 01 Número 06

Editorial
As mais pedidas...

Você já notou que de qualquer scrapper, a maioria das páginas, ou é sobre o "love", ou sobre criança (filho, sobrinho, neto, afilhado), ou sobre mãe e pai, ou sobre bicho? Tá, exitem outros temas, mas estes são sempre recorrentes. E eu particularmente AMO fazer páginas sobre crianças. Elas tem uma luz que deixa a página mais bonita! Depois que virei mãe então, nem se fala! Acho que elas nos cativam pela sua alegria de viver. Vi num filme esses dias, um cara dizendo que queria gostar de alguma coisa como crianças gostam de bolhas de sabão. Eu particularmente gostaria de voltar a gostar das coisas simples, como eu gostava quando era criança (parece que depois que cresce a gente fica bobo!). Graças a minha princesinha, tenho voltado à minha velha infância com mais frequência, e isto me tem feito muito bem! Estes dias atrás estava com ela tomando aquele sorvete de máquina, que tem aquelas garrafinha com suco encima, uma delícia! Meu desafio da semana é esse, aproveite que ontem (sábado) foi o dia mundial da infância e de alguma maneira reviva a sua!
Nesse nosso número 6 teremos um novo desafio, um novo episódio da nossa série sobre álbuns 10x15, ouviremos sobre doçuras e desafios de viver de scrap, teremos um Lift da Pam Callaghan entre outras atrações... enjoy!
Bju
Aline

Sumário
Esta edição do Amiga do Blog tem:

  • Desafio: Criança
  • Viver de Scrap: Cris e Renata - Ateliê Efeito Borboleta
  • Você pediu: Dicionário de Scrap
  • Série: Álbuns Rápidos e Fáceis - Episódio 3 - Legado
  • Lift da Semana: Pam Callaghan
  • Dicas: Fazendo Páginas com Quebra-cabeças personalizados
  • Notícias: Lançamentos CHA Winter - Fancy Pants - On a Whimsy, Agenda com eventos de scrap pelo país
  • Emails
  • Semana que vem...


Desafio: Criança

Já que a criançada faz sucesso entre as páginas de scrapbooking, porque não fazer um desafio sobre elas? Lembrando que quem vencer o desafio leva na faixa um lindo kit de scrap que vai chegar aí no conforto do seu lar... Então faça como a Sônia (vencedora do desafio passado) que faturou este lindo kit, mande seu LO!

Kit faturado por Sônia
vencedora do desafio passado

Vamos as regras:

  • Para participas é necessário ser cadastrado no amiga do blog ( para se cadastrar dê uma olhadinha na edição número 01 ou mande um email pra amigasdoblog@yahoo.com.br dizendo quero me cadastrar, que a gente manda um email explicando como)
  • Precisa ser uma página 30,5 x 30,5 cm (apenas scrap artesanal, no scrap digital teremos outros desafios em breve)
  • O tema da página precisa ser criança ( bebê também pode!), pode ser criança em geral, ou uma criança específica
  • A página precisa ser costura
  • A página precisa ter um trecho de uma música ou do Vinícius de Moraes ou do Toquinho (pode ser uma dos dois também).

Existem outras regras (como prazos e forma de envio) que são conteúdo exclusivo das leitoras cadastradas e foi enviado a elas por email. Não perca tempo! Faça seu cadastro e receba estas informações no seu email também!


Viver de Scrap
Cris e Renata
Ateliê Efeito Borboleta


Quando eu era criança sempre quis ser amiga das borboletas, pois pra mim elas eram os bichinhos mais próximos das fadas, e quem sabe sendo amiga delas eu acabaria conhecendo uma fada, mas não sei por qual motivo elas nunca quiseram ser minhas amigas, na verdade sempre fugiram de mim... Porém depois de adulta, conheci duas delas e que por sorte viraram minhas amigas! Ainda não conheci as fadas, mas estou muito perto porque pra fazer o que aquelas meninas fazem só mesmo com a ajuda de boas mãos de fadas! Com vocês Cris e Renata minhas amigas borboletas...

A.D.B.: Como as borboletas (adoro chamar vocês de "as borboletas") se encontraram?
C.&R.: Também adoramos ser chamadas de borboletas, elas são tão lindas! Bem, eu e a Lu somos vizinhas e já nos conhecíamos. A coisa começou muito casualmente. Um dia fomos eu e Lu participar de um curso e lá conhecemos a Renata, mas naquela oportunidade nos falamos muito pouco. A Rê viu os meus trabalhos na internet e pediu para eu ensiná-la a fazer uma peça. Então ela veio na minha casa, e conversamos mais que trabalhamos... (rsrsrsr) Foi "amor" a primeira vista, e assim surgiu a amizade.

Logomarca

A.D.B.: Como tudo começou ( a idéia de montar o ateliê e viver disto)?
C.&R.: Tudo começou com o aumento no volume de encomendas, daí trabalhar em casa não estava dando. Precisávamos de espaço. Então meu maridão (o maior incentivador) sugeriu que alugassemos um lugar onde pudessemos trabalhar. Levei a idéia para as meninas e elas aceitaram. Alugamos um espaço, sem muita noção do que iria acontecer. Foi dando certo, a demanda de encomenda crescendo, e hoje estamos muito felizes com o resultado. Infelizmente a Lu se afastou, pois trabalha o dia todo e não estava conseguindo conciliar.

Na ordem: Cris, Lu e Renata

A.D.B.: Que dificuldades vocês encontraram no processo?
C.&R.: A dificuldade maior foi e ainda é o custo do material. Graças a Deus encontramos muita gente bacana como vocês da Revista, que nos dão dicas, informações preciosas e cursos maravilhosos, para podermos adaptar os materiais mais caros.

Entrada do Ateliê

A.D.B.: Vale a pena viver de scrap?
C.&R.: Vale Sim!!!! É muito gratificante fazer aquilo que nos dá prazer. Além de o trabalho ser muito prazeroso, todo mundo adora. Fazemos de trabalhos mais elaborados a trabalhos mais acessíveis, assim dá pra atender a diferentes públicos e conseguir uma melhor rentabilidade.

Vista interna do ateliê

A.D.B.:
Ficamos sabendo que agora vocês tem uma loja virtual. Qual o endereço? Como é a experiência?
C.&R.: A idéia da loja virtual surgiu há pouco tempo, a partir de uma amiga que tem uma de fuxico e passou as dicas. A experiência tem sido ótima, mesmo não vendo o produto ao vivo, o cliente pode ter uma boa idéia visual do produto (cores, formas, dimensões, etc.) Temos tido uma aceitação muito boa. A grande vantagem de expor na Internet é que você expõe para o mundo. Estamos vendendo para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Fortaleza, Curitiba, etc. Além do que esta é uma alternativa de divulgar os trabalhos, permitindo que os clientes possam ter uma interação virtual conosco. O endereço da lojinha é: www.elo7.com.br/atelieefeitoborboleta .

Alguns dos Produtos das borboletas - Agenda

A.D.B.: Que conselho vocês dão pra quem quer viver de scrap?
C.&R.: Acho que o principal é gostar muuuuuuuuito de scrap!!! Estar sempre em constante aprendizado, para oferecer um produto bem feito e diferenciado, além de muito carinho e responsabilidade. Cada peça é personalizada, feita pensando no carinho que ela quer simbolizar. O resto a gente corre atrás.

Outro exemplo do trabalho das meninas
Kit de escritório

A.D.B.: O que o Ateliê tem de especial para vocês?
C.&R.: O Ateliê é uma extensão espacial de cada uma de nós. Ele nos proporciona conhecer pessoas maravilhosas, além da realização do nosso sonho, que é trabalhar com o que a gente mais gosta.

Detalhe do tapete na porta do ateliê (xodó)

A.D.B.: Como eu sei que tem gente agora curiosa, explica pras amigas, Qual o significado do nome Efeito bortoleta pra vocês?
C.&R.:Ficamos um bom tempo procurando um nome que se encaixasse com o que a gente queria. Então surgiu o Efeito Borboleta, além de adorar borboletas, representava a nova fase, o desejo de voar, de ganhar asas, alçar voo, desejo de transformar, dar asas a imaginação.



Cristina Brasil, 33 anos, mãe do Guilherme, com 4 anos, assistente administrativo e desde que conheci o scrap divido o meu tempo entre ser mãe, esposa e o ateliê. Como todas, sou scrapper por paixão e atualmente uma profissão.






Renata Lemos, 33 anos, esposa, mãe de Lara, Victória e Henrique (fontes de inspiração). Formação em Odontologia (faltando um ano para terminar)... atualmente sou scrapper por paixão o que anda se tornando uma profissão pra minha vida.






Você pediu
Dicionário de scrap


Quem está começando em scrap ( e quem faz há algum tempo também) sente as vezes uma certa dificuldade com os termos em inglês. Para isso teremos aqui na revista (uma letra de cada vez) um dicionário Srcapboquês-Português. Vamos começar hoje com a Letra "A"

ABC Álbum: É um álbum temático onde cada página representa um tema começado com uma letra do alfabeto (ex: Amor, Beijo, Carinho...)

Accent: Enfeites colocados para dar um toque especial à página, pode ser feito de diversos materiais (adesivo, papel, feltro, metal, chipboard...)

Acetato: Folha plástica transparente transparente muito usada em scrapbooking (amplamente substituida pela transparência) Porém ela é ácida e com o passar do tempo pode deteriorar seus projetos de scrap.

Acid: Em português Acidez, característica não desejada nos materiais de scrap pois ela libera substâncias que pode amarelar e deteriorar, papéis, fotos e outras coisas.

Acid Free: Produtos que contém este conceito são os mais recomendados para scrapbooking pois eles não contém acidez.

Acid Migration: É a transferência de acidez de um produto para outro através do contato físico ou da emissão de vapores ácidos.

Acrylic Paint: Tinta acrílica, a única recomendada para uso em scrap.

Adesivo não permanente: O mesmo que reversible adesive. Um adesivo (pode ser em dots, fita, cola) que pode ser colocado, retirado e recolocado sem danificar o projeto

Adesivo: Dots, fitas, colas, dispensers todo o tipo de material que faz com que coisas fiquem grudadas no seu projeto

Álbum: Local para colocação de páginas de scrap. Pode ser de pino com plásticos, garra, argolas, espiral, wire-o e outros diversos formatos.

Archival Safe: Produtos livres de ácido e linho o que preserva as características do seu trabalho por um bom tempo.

Alcaline: Em português alcalino. Substâncias alcalinas possuem o P.H. superior a 7.0. Produtos alcalinos são usados para neutralizar a acidez.

ATC: Artistic trading Cards, São cartões (medindo geralmente 6,5 x 9 cm) feitos para ser trocados entre pessoas. Eles também podem servir como auxiliar na composição de páginas de scrap.


Série
Álbuns Rápidos e Fáceis

Episódio 3 - Legado


Quem é você de verdade? O que você realmente gosta? Você pode dizer que existe muita gente que pode responder com prorpiedade estas perguntas? (às vezes nem mesmo a gente, não é?). Pra deixar esta questão um pouco melhor definida é que foi criado este álbum 10x15 cm, Legado, nele você deixará registrado o que você gosta, o que te faz feliz, o que é importante pra você... Ele servirá pra que as outras pessoas saibam mais sobre você, e poderá até servir de mapa, naqueles dias tristes em que a gete se sente meio "perdida". Pois ver aquilo que a gente gosta, tudo juntinho ali é sempre bom!

Capa

Não tenha medo de ousar, enfeite sobre a foto usando ela como o próprio "papel" pra sua página.


Rub-ons e canetas também são um excelente artefato, abuse do free stile.

Detalhe com canetaDetalhe Rub-on

Para fotos verticais recorte em 3 e use a linguinha do meio para não dar muita distância (como na foto)

Detalhe Foto vertical cortada

As linguinhas do meio também servem como título, guiando o tema a ser trabalhado.


A gente volta a falar mais sobre álbuns 10x15 cm

Lift da Semana
Pam Callaghan

Nosso redondo lift da semana é um delicioso exemplo de como podemos usar esta forma geométrica para criar lindos LOs. Com materiais super simples, NENHUM EMBELLISHMENT, e um template circular (aqui foi usado o da Coluzze, mas quem não tem um, copos, pires ou um bom compasso fazem as honras da casa) é possível fazer uma bonita página. Vale a inspiração!

Lift da semana by Pam


O nosso lift da semana é da Pam Callaghan, uma scrapper do estado de Ohio nos EUA. E a moça tem um currículo de cair o queixo. Além de ter páginas publicadas em diversas revistas americanas como a Scrapbook Trends e a Paper Crafts Magazine, ela faz parte de diversos Design teams como o da Tinkering Ink e DCWV. Se eu pudesse dizer algo sobre o estilo dela eu diria que é redondo, tanto no conceito de encaixe perfeito, quanto no sentido literal pois ela adora arredondar as coisas. Para apreciar os trabalhos dela basta acessar o link: www.scrapbook.com/places/pammy





Dicas
Fazendo páginas com
quebra-cabeças personalizados


Este é um conteúdo exclusivo para leitoras cadastradas e foi enviado por email. Para se tornar uma leitora cadastrada é rápido, fácil e gratuito. Veja como fazer isto mandando um email para amigasdoblog@yahoo.com.br


Notícias:
Lançamentos CHA - Winter
Fancy Pants - On a Whimsy

Nesta coleção também lançada pela Fancy Pants no CHA Winter, encontramos elementos de Free style, e referências que lembram desenhos infantis, leve e delicada, esta coleção também traz borboletas, em papéis, rubons e clear stamps. Confira os lançamentos:


Kits

Papéis

Transparências

Clear Stamps

Bloco de Journaling

Rub-ons

Agenda:

Brasília - Curso especial de páscoa com Sandra Shimizu - Papel arteiro

Valinhos - Já saiu o save the date do Scrap Charming MomPara maiores informações procure Jéssica ou Jane no (19)3869-5115 ou via email no jessica.oficinadoscrap@yahoo.com.br ou danifumiepapel@gmail.com


Emails

"Gostaria de sugerir para vocês falarem sobre máquinas de corte (como cricut), sei que são caras, mas gostaria de saber as diferenças, e o que vocês aconselham, faixas de preços, onde comprar, Beijo e parabéns pelas idéias." (Renata Costa - Brasília-DF)

"Estou achando o máximo as dicas do word. Trabalho com o Corel mas como nem sempre todos tem é uma ótima oportunidade de faze algo diferente com outro recurso. Adorei a entrevista da JU. Já havia lido sobre ela e principalmente do seu cantinho de scrap, se é que se pode chamar de cantinho. Fiquei feliz de terem escolhido meu LO. É com satisfação que aguardo as sextas-feiras para ver a próxima edição e o próximo desafio." (Sônia Maria - Brasília -DF)

"Que bacana! a revista é no próprio blog! Adorei! Tá demais mesmo!Bjinhos e sucessos!" (Regiane Torres - Goiânia-GO via Orkut)

Aproveite as últimas chances de participar do sorteio de um kit de scrap, mande seu recado pelo amigasdoblog@yahoo.com.br


Semana que vem...

você vai encontrar no nosso número 07 dia 27/03/09

  • Marinheira de primeira : Debora Prass
  • Scrap Hippie: carimbos alternativos
  • e mais: novidades, você no blog, lift da semana, dicas entre outros...

te vejo lá!

2 comentários:

Lilla disse...

Amei o lift da semana!!! Já tá salvo pra eu tentar fazer igual. Ah, e estarei esperando pelo desafio do digital! A-D-O-R-O!!! Mais uma semana de muita coisa boa! Até a próxima!!! ;)

Carol Piloni disse...

Olá...
entrei no seu blog e adoreiiii, vc é mto criativa mesmo. Estou organizando o chá de bebe da minha cunhada e gostaria de fazer os convites, talvez vc posso me ajudar me indicando algum papel próprio para ele, achei no site arte papel e pano um papel da linha basic, dupla fase, quadriculado e gostaria de saber se ele é indicado para o convite...quero fazer uma dobradura de uma fraldinha.
Obrigada
beijos Carol (carolpiloni@hotmail.com)